top of page

Hoje é aniversário da autora J. K. Rowling, e também do bruxo mais amado por todos, Harry Potter. Para comemorar essa data tão especial resolvi fazer um especial do Harry Potter com 10 perguntas e respostas a respeito. Algumas são conhecidas, outras, nem tanto. Espero que gostem da homenagem.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI :

Rafael Berzaghi

31/07/16

1-Qual é o signo dele? O que sua data de aniversário tem de especial?

 

Talvez porque se identifique com esse personagem ou quisesse dar uma pista de que ele é seu alter ego, J. K. Rowling deu sua data de aniversário a Harry; dia 31 de julho. Isso faz do herói um leonino. Aqueles que nascem sob o signo de Leão são corajosos e possuem muita força interior. Quando agem, são intrépidos e valentes e conseguem manter a cabeça fria nas mais complicadas situações. Também são conhecidos pela generosidade e pelo desprendimento quando o assunto é dinheiro.

2-De onde veio o nome Harry Potter?

 

Harry era o nome masculino de que a autora mais gostava quando inventou o personagem. Ela costumava dizer, nas primeiras entrevistas, que teria dado esse nome a um filho homem. Já o sobrenome Potter foi inspirado em dois amigos reais, Vikki e Ian Potter eram companheiros constantes nas brincadeiras faz- de- conta na vizinhança de Winterbourne, cidadezinha ao sudoeste da Inglaterra, para onde a família de Rowling se mudou nos anos 70. As crianças gostavam de fingir que eram bruxos e feiticeiros, em histórias sempre criadas e dirigidas por Joanne.

 

3-Quantos meninos se inscreveram para interpretar Harry Potter no cinema?

 

Ao todo foram testados 300 garotos, escolhidos entre 40 mil inscrições. Só após um ano à caça do ator perfeito, eles deram de cara com Daniel Radcliffe, com 11 anos na época. “No momento em que Daniel entrou na sala, sabíamos que havíamos encontrado Harry”, disse o diretor dos dois primeiros filmes, Chris Columbus. Decisão endossada pela autora após ver o teste de vídeo do pretendente.

 

Mas talvez eles estivessem procurando até hoje, se não fosse à insistência do produtor David Heyman em convencer o pai de Daniel, Alan Radcliffe. A resistência dos pais se devia a preocupação de como esse trabalho poderia afetar a vida do ator mirim, que então só fazia participações menores, como no filme David Copperfield. Alan Radcliffe tinha razão. Num passe de mágica, o menino virou uma celebridade. Ganhou 110 mil dólares por Pedra Filosofal e 3 milhões de dólares por Câmara Secreta.

 

Confira abaixo o teste do ator:

 

4-Por que ele deu o nome de Edwiges para sua coruja?

 

A coruja branca foi o primeiro presente que Harry ganhou na sua vida, dado por Hagrid pelo seu aniversário de 11 anos. Ele encontrou esse nome no livro de História da Magia e decidiu dá-lo à ave. Além de animal de estimação e amiga de Harry, Edwiges é uma coruja-correio muito eficiente. Nunca deixou de entregar uma carta. É daqueles bichos que parecem gente, entende tudo e demonstra seus sentimentos. Se estiver zangada, não hesita em dar bicadas mais fortes, mostrando sua desaprovação. Mas, se está contente, adora dar bicadinhas carinhosas no menino.

 

A autora dos livros confessa que o nome foi uma homenagem à santa medieval, santa Edwiges. Assim como a padroeira dos necessitados, J. K. Rowling é preocupada com a defesa de causas nobres. Ela faz constantes doações para organizações não-governamentais, como a Comic Relief, que também é a beneficiária dos direitos do livro Quadribol através dos Séculos, publicado aqui no Brasil pela Editora Rocco.

 

 

5-Quem escolheu para o seu primeiro encontro amoroso?

 

Apesar da paixão secreta nutrida por Cho Chang, se ela não tivesse tomado a iniciativa talvez os dois nunca tivessem se beijado. Também foi a apanhadora de Corvinal quem puxou papo em Hogsmead, a pequena vila bruxa. Portanto, não foi surpresa quando a menina sugeriu um lugar para eles se abrigarem da chuva. Ela escolheu um café aconchegante, o Madame Puddifoot, cheio de casaizinhos.

 

No encontro, Harry não tinha assunto, suou frio apenas por tentar pegar na mão de Cho. Constrangido, sem saber o que dizer, comentou se ela não gostaria de acompanhá-lo mais tarde a um encontro com Hermione. Enciumada, a garota começou a falar de outros meninos e de Cedrico, provocando uma briga entre os dois. Fim da história: Cho sai chorando e Harry fica com cara de tacho sozinho na mesa.

 

6- Que profissão ele quer seguir quando se formar?

 

Sob ameaça constante de um ataque de Voldemort, Harry nunca parou para pensar seriamente no que fazer quando acabar a escola. Porém, no quinto ano em Hogwarts, ao passar pela Orientação Vocacional, ele ficou inclinado a ser um autor- espécie de caça-bruxos das trevas.

 

7-Qual o único meio de transporte mágico que ele ainda não usou?

 

Harry nunca passeou num tapete mágico, porque eles foram banidos da Grã-Bretanha há muitos anos. No mundo bruxo, os tapetes advindos do mundo trouxa passaram a ser considerados artefatos mágicos proibidos pelo Registro de Objetos Enfeitiçáveis Proscritos, uma lei do Ministério da Magia. Bartô Crouch, funcionária do Departamento de Cooperação Internacional, comenta com Arthur Wesley na copa de Quadribol que há um grande vendedor de tapetes, Ali Bashi, fazendo lobby para derrubarem esse embargo ao produto.

 

8-Por que Harry não ficou com o guardião legal escolhido por seus pais?

 

Pressentindo o pior, os Potter tomaram algumas decisões assim que o filho nasceu. A mais importante delas foi nomear o melhor amigo de Tiago, Sirius Black, guardião legal do menino caso algo acontecesse com o casal. Quando Voldemort descobriu os Potter e tentou eliminá-los, surgiram desconfianças sobre a lealdade de Sirius. Todo mundo sabia- ou achava que sabia- que Sirius era o guardador do segredo sobre o esconderijo dos Potter. Mas isso não era verdade. Na última hora, Tiago e Sirius decidiram que o melhor Fiel era Pedro Pettigrew, também conhecido como Rabicho. Ao saber da morte dos amigos, Sirius enfrenta Pedro, este sim o traidor, que simula a própria morte e condena Sirius a Azkaban.

 

Foi a partir daí que Dumbledore entra em cena. Ele conclui que o lugar mais seguro para criança é a casa dos tios trouxas, os Dursley, mesmo que aquele lugar esteja longe de poder ser chamado de lar.

 

09-Por que Harry não gosta de dar presentes caros a Rony?

 

Por ser o sexto filho de Arthur e Molly, Rony Weasley vive reclamando do que nunca ganha nada novo, pois a Sra. Weasley compra tudo de segunda mão ou empurra ao filho as coisas que já foram dos irmãos mais velhos. Foi assim com a sua varinha no primeiro ano, que já havia pertencido a Carlinhos, e também com seu antigo rato, Perebas, que foi de Percy.

 

Harry quando ganha o Torneio Tribuxo no final do quarto ano entrega mil galeões do prêmio para os gêmeos abrirem sua loja de logros. Ele pede também que eles comprem uma roupa de gala para Rony, mas com a condição de que não digam de onde veio o dinheiro. Como não tem problemas financeiros Harry procura não ostentar sua riqueza nem comprar presentes para não magoar o amigo.

 

10- Qual a ligação entre Harry e seu amigo Neville?

 

Assim como Harry, Neville não foi criado com os pais e também é aluno da Grifinória. Leva gama de esquecido, o que já lhe rendeu muitos carões diante dos amigos no café da manhã, quando é feita a entrega de correspondência. A avó paterna de Neville vive lhe mandando lembróis e berradores. No quinto ano, depois de entrar para a Armada de Dumbledore, ele está diferente. Vem se saindo bem nas aulas de Defesa contra as Artes das Trevas dadas secretamente por Harry e também é um bravo combatente na batalha contra os Comensais da Morte.

 

Mais que colegas de classe, os dois meninos têm uma história comum no passado. Há 16 anos, foi revelada uma profecia sobre o nascimento do bruxo que seria o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas. Segundo essa previsão, o menino nasceria no fim de julho e seria filho de quem já tivesse escapado do vilão três vezes. Neville também se encaixa na descrição. Seus pais, Frank e Alice Longbottom, eram aliados de Dumbledore na Ordem da Fênix. Como Tiago e Lilían, já haviam sobrevivido a três combates com Voldemort e esperavam um filho para a data anunciada pela profecia. Porém, ao decidir-se por eliminar o bebê Potter, o vilão sela o destino de Harry e o dele próprio, já que ao atacá-lo, dá ao menino parte de seus próprios poderes.

 

 

Este foi o Especial de Aniversário do Harry Potter.

Espero que tenham gostado!

 

 Fonte: Mundo Estranho-Coleção 100 Respostas.

 

 

bottom of page